Revista Sísifo – Feira de Santana – (2014-) nº 12 julho/dezembro 2020 Filosofia – Periódicos ISSN: 2359-3121 |
APRESENTAÇÃO
A Revista Sísifo traz ao público a sua edição julho-dezembro/2020. O ano de 2020, um ano trágico e desafiador para a humanidade, foi também um ano de perseverança e aposta em um futuro possível. Prova disso, o abundante exercício de pensamento que se construiu no decorrer do ano, a exemplo das pesquisas nas áreas das ciências da saúde e das humanidades, o trabalho intenso de divulgação científica nos meios de comunicação, destacadamente nas redes sociais e, ainda, a promoção do debate público na arena virtual. Sem esquecer que, diante da crise civilizatória desvelada pela pandemia, vivenciamos uma experiência de renovação da disputa política durante as eleições no Brasil. Somemos a isso as lutas por direitos civis e trabalhistas protagonizadas por entregadores de delivery, pelo movimento negro e pela juventude periférica. Podemos afirmar que foi um ano de exercício de pensamento e exercício democrático.
É nesse espírito de persistência do pensamento e de aposta na sua democratização, que nós da Sísifo, prosseguimos. Assim, nesta edição, contamos com a coluna “Filósofas”, de curadoria de Karla Sousa (Doutoranda UFBA), que estreia com o texto “Butler e a perspectiva da performatividade da identidade”, assinado pela mesma e por Bethânia Sousa. A coluna passará a receber artigos e ensaios abordando a literatura filosófica assinada por mulheres. Contamos também com a tradução de Yves São Paulo de ensaio do crítico de cinema Ricciotto Canudo (1877-1923), ensaio intitulado “O nascimento de uma sexta arte”, “um ensaio de fôlego, defendendo o Cinematógrafo como arte, própria ao mundo moderno, realizando o exercício de pensar a novidade tanto em seu aspecto estético, quanto ontológico, oferecendo rico material aos estudiosos de filosofia da arte, e em particular aos estudiosos da arte cinematográfica”, comenta o tradutor.
Publicamos o artigo “Da relação entre homem e mulher, no seio da família, à luz da filosofia de Edith Stein”, de autoria de Maria Clara Monteiro (UFPE) e Prof. Marcos Roberto Costa (UFPE), no qual é discutido que, para Edith Stein, “homem e mulher possuem papéis específicos dentro das famílias e que justamente por essas diferenças se fazem necessariamente complementares um para o outro na sua relação amorosa e em seu papel de pais educadores”. O artigo “Ética da ação: enlaces entre o tema transversal e os processos formativos escolares”, de Carlos Alberto Travessa Junior (UFU), Profª Maria Aparecida Augusto Satto Vilela (UFU) e Profª Luciana Karen Calábria (UFU): “O artigo analisou a apresentação do núcleo diversificado dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o Tema 1: Ética, pautando a construção desta política pública educacional sob a formação dos princípios éticos na sociedade brasileira e seus produtos materiais/imateriais que (re)significam e mobilizam um agir social”. Cosme da Rocha e Profª Talita Cristina Garcia, do Centro Universitário Católico de Vitória, assinam o artigo “O ressignificar da vida na perspectiva camusiana” que, “deseja realizar uma reflexão sobre o valor da vida, se de fato ela tem sentido e como proceder mediante aos desafios inerentes a todos. O objetivo desta verificação é utilizar de ideias de Albert Camus, filósofo contemporâneo, para fomentar reflexões acerca da importância de se viver”.
Prof. Emanoel Luís Roque Soares (UFRB), publica como nosso convidado o artigo “Os dois espíritos da arte e a inversão de valores do cristianismo”, “[o] artigo traz uma visada nietzscheana e na história da estética e a tentativa de resgatar o momento do declínio da tragédia Ática e suas consequências, tanto para as artes como para as ciências, nos dias de hoje. É também importante como resgate no sentido de atentarmos à presença dos dois espíritos da obra de arte (Dionisíaco e Apolíneo), elementos essenciais para todos, que trabalham com arte e educação, além de tratar das influências morais do fim da tragédia Ática, reafirmando que a ética e a estética andam juntas”.
Boa leitura!
Carla Oliveira (editora)
ARTIGOS
Butler e a Perspectiva da Performativa da Identidade
Betânia Alves Pereira de Souza
Karla Cristhina Soares Sousa
Os dois espíritos da arte e a inversão de valores do cristianismo
Emanoel Luís Roque Soares
Da relação entre homem e mulher no seio da família, à luz da filosofia de Edith Stein
Maria Clara Caetano Tavares Monteiro
Marcos Roberto Nunes Costa
Ética da ação: enlaces entre o tema transversal e os processos formativos escolares
Carlos Alberto Travessa Júnior
Maria Aparecida Augusto Satto Vilela
Luciana Karen Calábria
O ressignificar da vida na perspectiva camusiana
Cosme da Rocha
Talita Cristina Garcia
O nascimento de uma sexta arte, ensaio sobre o cinematógrafo
Ricciotto Canudo
Yves São Paulo (tradutor)
0 comments :
Postar um comentário